segunda-feira, 27 de julho de 2009

TV Mcdonald's

A globalização é uma grande conquista, sem dúvida nenhuma; através
dela temos acesso ao que há de melhor (e de pior) no mundo.

Acho interessante o jovem da periferia de São Paulo poder usar o mesmo
o tênis usado no Bronx (EUA) ou em Nairobi (Kênia).

A globalização traz mais do que produtos: traz cultura e estilos de
vida diferentes, isso quando não há uma colonização, mas uma
globalização verdadeira.

O caso da TV é mais extraordinário ainda, embora o acesso da TV a cabo
ainda seja privilégio para poucos no Brasil, estes poucos têm acesso
ao mundo inteiro pela TV e não mais através de uma emissora nacional,
mas das próprias emissoras locais de cada país.

É claro que os países europeus e o Estados Unidos por terem mais poder
de investimento, chegam a outros países com mais facilidade: caso da
CNN, BBC, NBC, FOX etc.

Assim como nos países ricos, as TVs dos países de terceiro mundo aos
poucos também alcançam o restante do mundo como a Globo Internacional
e a Al Jazeera, por exemplo.

A diversidade da TV reflete a diversidade do mundo e quebra todas as
formas de imperialismo ou monopólio televisivo no que tange à
informação, mas não democratiza o poder econômico, pois este continua
sendo dominado pelos grandes grupos mundiais do Entretenimento.

Apesar de todas estas maravilhas, a globalização tem um viés: em
dosagem excessiva ela pode destruir os regionalismos da cultura
popular.

Grandes emissoras nacionais como a Globo e a Record já perceberam isso
e investem cada vez mais no jornalismo local ou em novelas que saem
das grandes capitais e descobrem o interior e o litoral brasileiro,
mudando assim o seu conteúdo nacional e dando um enfoque regional.

Apesar da mudança de enfoque tão importante, o formato padronizado
continua o mesmo, ou seja, o DF TV repete o mesmo formato do RJ TV,
mas com notícias locais, e porquê não criar uma forma brasiliense de
> se fazer telejornal?

A globalização na TV criou as franquias televisivas em que o mesmo
produto é oferecido ao mundo inteiro mudando apenas o sotaque da
região ou mesmo o idioma, como no caso da MTV.

Na TV brasileira a programação Mcdonald's oferece alguns programas de
grande sucesso mundiais: Big Brother, Troca de Família, Super Nany
etc.

Quem diria...o artista brasileiro, outrora tão criativo, agora paga
por idéias estrangeiras, nem sempre de grande qualidade intelectual e
consome a TV Mcdonald's, que já sai com a receita pronta e só precisa
pagar os "royalties".


Wagner Jr. é Radialista, Jornalista e Diretor da TV Diferente (www.videolog.tv/tvdiferente ), além de colaborador do site "Em Off".




Escrito por Wagner Jr. às 22h55

Nenhum comentário:

Postar um comentário